A endodontia é a especialidade odontológica responsável por realizar o tratamento de canal. O procedimento é recomendado quando um dente é acometido por uma cárie ou um trauma, que compromete a região da polpa, causando uma inflamação irreversível ou exposição direta, O principal objetivo do tratamento de canal é evitar problemas mais graves e evitar a extração do dente.
Quando fazer o tratamento de canal?
Para saber se você precisa de um tratamento dessa especialidade, é preciso prestar atenção em alguns sinais, como sentir desconforto ao ingerir uma água gelada, dor constante, fratura ou trauma no dente, inchaço e estruturas danificadas.
Além disso, por mais que a cárie seja um grande indicativo para o paciente fazer um tratamento de canal, existem outras razões:
- Abscessos na gengiva;
- Sensibilidade prolongada;
- Dente quebrado;
- Tonalidade alterada do dente;
- Necessidade de tratamento protético.
Como funciona?
O dentista aplica uma anestesia local e, posteriormente, realiza uma obturação na parte de cima do dente para chegar até as estruturas afetadas. Assim, remove o tecido atingido e faz uma limpeza dos canais da polpa, para evitar que a inflamação se espalhe para outras partes. A última parte do tratamento é feita com o preenchimento do espaço com uma resina própria, com o objetivo de recriar o formato original do dente e evitar a entrada e acúmulo de bactérias.
A recuperação é mais tranquila e o paciente pode voltar para as atividades de rotina no mesmo dia. O tratamento de canal é feito no ambiente do próprio consultório, de forma segura e com total atenção dos especialistas da clínica Dra. Paula Madalozzo.
Entre em contato conosco, escolha o melhor dia e horário e faça o agendamento da sua consulta. Estamos preparados para oferecer a você os melhores tratamentos e os resultados mais assertivos para o seu caso. Invista em sua saúde bucal!